MOJUÍ DOS CAMPOS

Mojuí dos Campos: Em encontro com Eletronorte, moradores tiram dúvidas sobre a Barragem de Curuá-Una

Comunitários de Vista Alegre do Moju, zona rural de Mojuí dos Campos, participaram no último domingo (20)  de uma reunião, denominada 1° Encontro de Educação Ambiental. A Comunidade é uma das atingidas pelo Lago da Barragem da Hidrelétrica de Curuá-Una.

Moradores de Vista Alegre em encontro com a Eletronorte.

O encontro foi proposto pela Eletronorte, estatal energética do Governo Federal, responsável pela Hidrelétrica.

De acordo com o convite feito aos moradores da vila, o encontro realizado na sede da Portuguesa, tinha como pauta meio ambiente, saúde e economia. O convite destaca ainda a necessidade da estatal explicar sobre a importância da energia elétrica e de como manter uma boa convivência entre a Comunidade e a Linha de Transmissão.

Na oportunidade, os moradores questionaram sobre as perdas sociais e ambientais sofridas pelas famílias atingidas com a elevação do nível do rio a partir da construção da barragem. Como resposta receberam, que essas perdas eram pra ser questionadas no ato da construção ou da iniciação da operação da hidrelétrica.

Outro questionamento levantado por participantes foi sobre a compensação ambiental, os conhecidos royalties, pagos pela exploração do mineral. De acordo com os palestrantes, o valor é repassado a Prefeitura que gerencia e faz a aplicação na área atingida pelo Lago, com trabalhos de melhorias de ramais, abastecimento de água e ainda na área da saúde e educação.

Baner de explicação da Eletronorte

Já com relação ao beneficiamento das comunidades, do entorno do Lago, com a eletrificação rural, os moradores foram informados que, se trata de um projeto do Governo Federal e que o trabalho é de responsabilidade da Celpa.

Os moradores ainda perguntaram sobre o baixo nível do rio, que os deixa preocupado e atrapalha o ir e vir das pessoas. Os representantes informaram que faz parte do plano de desenvolvimento da estatal para geração de energia.

O encontro de Educação Ambiental é um programa da Eletronorte que vai acompanhar as comunidades atingidas pela barragem durante 05 anos levando palestrase esclarecimentos sobre a geração e o consumo de energia e a preservação do meio ambiente.

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.