Ano passado a escola realizou um projeto de meio ambiente de grande reconhecimento no município.

A Escola Municipal Francisco Chagas Lima, zona urbana de Mojuí dos Campos no Oeste iniciou na última sexta-feira (13) as atividades do Projeto “Meu Pé de Maracujá”.
Nesta atividade alunos, professores e demais colaboradores da Escola, visitaram uma fábrica de polpas na comunidade Boa Fé e uma propriedade na Comunidade Terra Preta.

A escolha do tema “Meu pé de maracujá” tem como objetivo, levar alunos e funcionários para conhecer como é feita a plantação, colheita e retirada da polpa do maracujá.

O tema do projeto anual da Escola foi escolhido por fazer do cardápio da merenda escolar, além de ser uma das principais atividades da agricultura familiar e empreendorismo do município.
A iniciativa está prevista na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. De acordo com o documento é fundamental promover uma educação plena, signicativa, que vá além dos aspectos meramente cognitivos.
Para a etapa inicial, o projeto contou com parcerias importantes como SEMED que disponibilizou o transporte escolar e a nutricionista Glicilene Evaristo, do Presidente da COMAPLAS, Gilberto Nunes de Almeida e dos proprietários da fábrica de polpas, Rosimeire Silva de Almeida e da área de cultivo do maracujá, Luiz Gonzaga Freitas.

O projeto tem a frente gestão escolar: Maria Nilce Araújo, diretora e Ediclei Jadson, pedagogo.
Comunidade Boa Fé e Terra Preta fica na PA 431, no trecho entre a BR 163 (Santarém-Cuiabá) e a cidade de Mojuí dos Campos. As duas comunidades são maiores produtoras de maracujá no regime de agricultura famillar. Boa Fé, anualmemte no mês de julho realiza o festival do maracujá.
A Escola Francisco Chagas Lima, tem 04 anos anos de fundação e está localizada no bairro Cidade Alta 2.
Colaborou Professora Alcione Andrade – Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra
Créditos das fotos:
Kerollainy Santos de Sousa – SEMED; Profs. Alcione Andrade, Aurélia Galucio e Luciana Machado.