MOJUÍ DOS CAMPOS POLÍTICA SAÚDE

Mojuí dos Campos: Gestores, usuários e trabalhadores participam de Conferência Municipal de Saúde

Iniciou na manhã desta quinta-feira (28) a 4ª Conferência Municipal de Saúde de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará.

Delegados durante conferência.

O evento, realizado no Salão Paroquial de Santo Antônio, encerra nesta sexta-feira (29) e tem como organizador o Conselho Municipal de Saúde – CMS.

Os delegados, eleitos em pré-conferências, debatem nesses dois dias, o tema: Democracia e Saúde: Saúde como direito e participação Social.

De acordo com o CMS, 80 delegados representando usuários, trabalhadores e gestores da saúde municipal participam das palestras e debates e da aprovação de propostas para o biênio 2021/2022.

A palestra magna, que aborda o tema central da conferência, teve como mediador, o médico santareno, John Henry Vale.

Três eixos vão orientar os debates da conferência. Segundo a coordenação, o Eixo 1, vai tratar da consolidação dos princípios do sistema único de saúde e terá como palestrante Maruza Martins Moura. O Eixo 2, traz a temática: Saúde como direito e vai ser apresentado por Gracivane Rodrigues Moura, presidente do CMS de Santarém e o Eixo 3 vai abordar o Financiamento adequando e suficiente para o SUS e tem como palestrante o médico Carlos Martins.

Valdir Oliveira, presidente do CMS, em entrevista a este Portal destacou que a relização da conferência é a garantia da organização do usuário em se organizar e lutar, juntamente com trabalhadores e gestores pelo fortalecimento do SUS, aprovando propostas eficazes que uma vez atendidas satisfaçam a necessidade da população.

Valdir Oliveira, presidente do CMS, durante a abertura da conferência. Foto: Arnaldo Santos

Colaborou Arnaldo Santos – Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.