Iniciou na manhã desta quinta-feira (28) a 4ª Conferência Municipal de Saúde de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará.

O evento, realizado no Salão Paroquial de Santo Antônio, encerra nesta sexta-feira (29) e tem como organizador o Conselho Municipal de Saúde – CMS.
Os delegados, eleitos em pré-conferências, debatem nesses dois dias, o tema: Democracia e Saúde: Saúde como direito e participação Social.
De acordo com o CMS, 80 delegados representando usuários, trabalhadores e gestores da saúde municipal participam das palestras e debates e da aprovação de propostas para o biênio 2021/2022.
A palestra magna, que aborda o tema central da conferência, teve como mediador, o médico santareno, John Henry Vale.
Três eixos vão orientar os debates da conferência. Segundo a coordenação, o Eixo 1, vai tratar da consolidação dos princípios do sistema único de saúde e terá como palestrante Maruza Martins Moura. O Eixo 2, traz a temática: Saúde como direito e vai ser apresentado por Gracivane Rodrigues Moura, presidente do CMS de Santarém e o Eixo 3 vai abordar o Financiamento adequando e suficiente para o SUS e tem como palestrante o médico Carlos Martins.
Valdir Oliveira, presidente do CMS, em entrevista a este Portal destacou que a relização da conferência é a garantia da organização do usuário em se organizar e lutar, juntamente com trabalhadores e gestores pelo fortalecimento do SUS, aprovando propostas eficazes que uma vez atendidas satisfaçam a necessidade da população.

Colaborou Arnaldo Santos – Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra