MOJUÍ DOS CAMPOS SAÚDE

Mojuí dos Campos: Leitor solicita espaço ao Portal para comentar sobre o Dia Nacional da Saúde Bucal.

Um leitor, que pediu pra não ser identificado, escreveu a este Portal para fazer suas colocações sobre a situação do traramento da saúde bucal no município. De acordo com o leitor, os questionamentos se fazem necessários pela passagem do Dia Nacional da Saúde Bucal e do Dia do Cirurgião Dentista Brasileiro.

Imagem ilustrativa

Abaixo a carta do leitor.

No dia 25 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal e o Dia do Cirurgião Dentista Brasileiro. A data celebra o profissional dedicado aos cuidados e saúde da face e da boca humana, tratando desde cáries até traumas faciais mais mais graves.

O dia é dedicado a conscientizar a sociedade sobre a importância de manter uma boa higiene bucal e a valorização do Profissional Cirurgião Dentista.

Hoje no Município de Mojuí dos Campos não há o que se comemorar. Desde 2015, a população, do município, não tem atendimento clínico de Cirurgião Dentista, mesmo a Secretaria de Saúde tendo dois profissionais Concursados a quase dois anos, mas até o momento não houve atendimento. O salário do Cirurgião Dentista no Mojuí é o pior salário do Brasil para carga horária de 8 horas diárias, fazendo com que os profissionais concursados não queiram se deslocar até o município de Mojuí dos Campos para trabalhar, o que consumiria quase metade de seu salário. Na Prefeitura de Santarém por exemplo, o Salário do Cirurgião Dentista, no tabocal é de R$ 4.034,60 (Quatro mil e trinta e quatro reais e sessenta centavos) por 4 horas diárias, enquanto que em Mojuí é de R$1.650,00 (Mil seiscentos e cinquenta reais) por 8 horas diárias. E quem sofre com isso é a população que fica sem atendimento desse profissional tão importante na vida e na saúde da população. Espero que no Próximo ano com a chegada das eleições as coisas melhorem e esses profissionais sejam valorizados e possam atender com amor, respeito e qualidade a população de Mojuí dos Campos.

Com relação aos pontos mencionados pelo leitor, como não haver atendimento odontológico e sobre a baixa remuneração dos profissionais, este Portal deixa o espaço para esclarecimentos por parte da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA. Nossa reportagem vai buscar contato com os responsáveis para possíveis esclarecimentos.

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.