
Na última sessão do 1º semestre da Câmara Municipal de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará, o vereador Everaldo Camilo, Presidente do Partido Movimento Democrático Brasileiro – MDB no município, fez um discurso fervoroso atacando o atual cenário político protagonizado entre os defensores do atual presidente do país e a oposição. Afirmando não defender nenhum dos lados, Everaldo disse que já ” virou piada a disputa entre esquerda e direita”. O vereador criticou as baixas do Governo citando a prisão de militar da comitiva presidencial na Espanha e a revogação do decreto das armas.
Durante o seu pronunciamento, Everaldo anunciou uma aproximação entre seu partido, MDB e o PSDB, partido do prefeito. Na ocasião, o vereador informou aos presentes que o prefeito Jailson Alves – PSDB, se encontrava em Belém para sua primeira reunião com o Goverandor do Estado, Hélder Barbalho, Presidente do MDB no Pará.
Segundo Everaldo, na conversa além da liberação de recursos para obras essenciais, os dois políticos, citados por ele como “maiores lideranças políticas do município e do estado”, respectivamente, discutiriam possíveis alianças entre os dois partidos para as eleições municipais do próximo. Everaldo justificou que a aproximação entre os membros dos dois partidos, (até a eleição de 2018 adversários) é para barrar a tentativa de candidaturas paraquedistas no município. Comenta-se na cidade que o ex-deputado Federal Chapadinha e o ex-deputado estadual e atual vereador em Santarém, Antonio Rocha discutem possibilidades de se lançarem candidatos a Prefeito em Mojuí dos Campos.
As palavras do mdbista Everaldo Camilo não foram em vão e parece que a reunião do prefeito com o governador já começou a surtir efeito. Quem esteve na final do I Copão de Bairros e Comunidades observou que, o prefeito e o vereador – que já foram oponentes – estavam lado a lado na entrega das premiações.
Perguntado sobre as novidades na manhã desta segunda-feira (08) o vereador Everaldo escreveu via whatsapp ao editor deste Portal: ” MDB e PSDB caminhando juntos em Mojuí dos Campos…”. Em contato com o prefeito Jailson Alves, também por whatsapp o editor perguntou sobre a possível aliança, o prefeito respondeu: “Estamos construindo, mas tá muito longe”.
Há um ano das convenções municipais para a escolha dos candidatos, já despontam nomes como pré-candidatos a sucessão de Jailson Alves. Destaque para os vereadores Everaldo Camilo – MDB, Izailton de Souza – PSDB, Marco Antonio – PSDB, Jamilson Frota – PODEMOS; do vice-prefeito e Secretário de Educação Juvenal Arruda – DEM e do Emerson Silveira, PSB.
Emerson Silveira, o único pré sem mandato eletivo no município, é formado em gestão pública e articula a organização da União dos Municípios pelo Estado do Tapajós – UNITAPAJÓS e a Cooperativa de Transportes Intermunicipais de Mojuí dos Campos, Belterra e Santarém, a COOPERTAPAJÓS.
Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra