O município não tem nenhum caso da doença confirmado, mas está montando uma estrutura de campanha para enfrentamento da pandemia.
A notícia de que durante essa semana, um grupo de pessoas, que trabalham no município de Juruti, deve chegar Mojuí dos Campos no Oeste do Pará durante essa semana, despertou preocupação em muitas pessoas da cidade e no prefeito Jailson Alves. Na tarde deste domingo (03) Jailson entrou em contato com este Portal para alertar sobre mensagens que recebeu informando a vinda de pessoas daquela cidade em um barco. Segundo o prefeito, a mensagem garante que muitos são moradores de Mojuí dos Campos e trabalham na mina de Juruti. Há suspeitas dessas pessoas estarem infectadas pelo novo coronavírus e precisam cumprir a quarentena.
“Boa tarde. Amigo, fique atento que conforme informações, está vindo um barco de Juruti com diversas pessoas com covid 19 fique ligado pra que essas pessoas cumpram a quarentena. Alguns são filhos daí mesmo”, mensagem recebida pelo prefeito e encaminhada à este Portal.
Semana passada circulou em grupos de mensagens instantâneas, informações de que muitos mojuienses que trabalham na Mina de Juruti, estariam sendo obrigados a continuarem suas atividades e que poderia estar havendo contaminação dentro da Mina pelo novo coronavírus. “Se vc poder ajudar a divulgar nos grupos. Os funcionários estão ligandos pras famílias desesperados e mts são de Mojuí. As empresas estão mantendos eles trabalharando lá”. Mensagem recebida por este Portal de um familiar de trabalhador da mineradora.

O prefeito alertou para que as pessoas que cheguem ao município possam comunicar as autoridades de saúde. “É preciso ter consciência, se vem de uma área de risco ou se tem sintomas da doença que procure a Secretaria e comunique. Nós não podemos fazer barreiras e proibir, mas cada um é responsável para que não tenhamos casos”, alertou o prefeito.
Mojuí dos Campos tem adotado medidas preventivas para enfrentamento ao Covid-19. Na educação, as férias escolares foram antecipadas para o mês de maio. O comércio funciona com horário reduzido. Eventos como campeonatos, festas religiosas, cultos, missas, procissões e outros foram proibidos. A orientação da Prefeitura é para o isolamento e o distanciamento social como forma de combate a chegada e o avanço do coronavírus no município e se precisar sair de casa que use máscaras, luvas e se higienize com álcool em gel 70°.
Até este domingo (03) nenhum caso foi confirmado, porém 23 pessoas seguem monitoradas e 02 casos estão sob análise dos técnicos em saúde.

Todos os casos são acompanhados e monitorados diariamente por uma equipe de referência técnica da Secretaria Municipal de Saúde.
Todas as tardes a SEMSA elabora um boletim que é enviado a SESPA, publicado no site da Prefeitura e replicado em grupos de Whatsapp. A SEMSA e nem a Prefeitura tem perfis ou páginas nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.
Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra