EDUCAÇÃO MOJUÍ DOS CAMPOS

Mojuí dos Campos: Município é o 1° do oeste a aderir ao Pacto pela Educação no Campo

O pacto foi proposto pelo MP e traz compromissos que fortalecem a educação na zona rural.O município enfrenta esvaziamento de comunidades e consequentemente o fechamento de escolas. Ano passado diversas escolas foram fechadas, mas este ano 03 foram reativadas.

Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Educação, Juvenal Arruda e o Prefeito Jailson Alves durante a audiência pública sobre o pacto de Educação no campo. O prefeito assinou o pacto. Arquivo: Juvenal Arruda.

Mojuí dos Campos no Oeste do Pará foi o primeiro município a assinar o Pacto pela Educacão no Campo proposto pelo Ministério Público – MPPA.

O termo de adesão foi assinado pelo prefeito Jailson Alves e entregue a Promotoria de Justiça Agrária do MP na última terça – feira (10) durante Audiência Pública para estabelecer o PACTO PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO com os municípios do Oeste do Pará. A audiência ocorreu no auditório do MP.

O pacto é um documento de 14 compromissos que devem ser assumidos pela gestão do município. 
Dentre os compromissos do pacto estão: garantia de educação continuada, oferta de infraestrutura adequada, transporte escolar, material didático e equipamentos; respeito a diversidade do campo em seus aspectos sociais, culturais, ambientais, políticos, econômicos, de gênero, geracional e de raça e etnia; desenvolvimento de políticas de formação de profissionais da educação para o atendimento da especificidade das escolas; oferta da educação infantil, básica e acesso à educação técnica e superior; formação de gestores e profissionais que atendam às necessidades dessa população e outros.

Ao assinar o termo, o município se comprometeu em adotar ações que progressivamente proporcionem a concretização dos compromissos listados no termo.

O secretário adjunto, Isaac Moura, foi indicado para apresentar os Relatórios Semestrais de Progressividade de Implantação da Política de Educação no Campo e para participar das reuniões e debates necessários à sua adequada implantação.

Para entrega do termo e participar da audiência, a Prefeitura enviou uma delegação tendo a frente o Prefeito Jailson Alves, o Vice e Secretário Municipal de Educação, Juvenal Arruda, o Procurador do município, Raimundo Francisco Moura e toda a equipe técnica da Semed.

Mojuí dos Campos é um município rural que enfrenta o esvaziamento das comunidades e consequentemente o fechamento de escolas. Ano passado muitas escolas foram fechadas, mas este ano três foram reativadas.

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.