No próximo sábado (21), a comunidade São Francisco do Poraqué na região do Rio Curuá -Una vai receber um mutirão com ações sociais e de saúde. O mutirão é organizado pela Prefeitura de Mojuí dos Campos por meio das Secretarias de Saúde e de Assistência Social e parceria da Emater.
Imagem de comunidade as márgens do Rio Curuá-Una. Reprodução da internet
A comunidade São Francisco do Poraqué é uma das mais distantes da sede do município, sendo limítrofe com Santarém. O acesso a comunidade se dar via terrestre por um ramal, a partir da PA 370, 04 km acima da hidrelétrica de Curuá Una ou via fluvial, a partir da Comunidade Porto Alegre às márgens do Rio Curuá-Una.
Comunicado sobre os atendimentos a serem oferecidos na comunidade
Nas ações sociais e de saúde, as famílias da comunidade vão receber atendimento de consulta de enfermagem, vacimas, emissão do cartão do SUS, alferição da pressão arterial, teste rápido de glicemia, hepatite, sífilis e HIV, consulta médica, cadastro único, carteira do Idoso, atendimento psicossocial, palestra sobre bolsa família e agendamento do BPC. Da parceria com a Emater, os agricultores vão ter, emissão do CAR e DAP e ainda orientação técnica sobre linhas de créditos e manipulação de animais e vegetais.
Prefeito assinando documento de convênio com a Emater. Foto: Dalvair Fima
O mutirão é fruto de uma reunião que ocorreu na comunidade no fim do mês passado e também faz parte do cronograma do convênio assinado entre Prefeitura e Emater para a agilidade no Cadastro Ambiental Rural – CAR e na Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP.
Reunião realizada na comunidade São Francisco do Poraqué no dia 30 de agosto. Foto: Página Vereador Jesa
Na comunidade São Franciso do Poraqué residem mais de 100 famílias que se dedicam a agricultura familiar. A comunidade fica às márgens do Igarapé Poraqué que deságua no Rio Curuá- Una. A comunidade é, portanto, atingida pela Barragem da Hidrelétrica construída nestr rio. No início deste ano a comunidade foi beneficiada com o Programa Luz Para Todos do Governo Federal.
Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra