MOJUÍ DOS CAMPOS SAÚDE SOCIAL

Mojuí dos Campos: Mutirão leva ação social e de saúde a comunidade do Rio Curuá-Una

No próximo sábado (21), a comunidade São Francisco do Poraqué na região do Rio Curuá -Una vai receber um mutirão com ações sociais e de saúde. O mutirão é organizado pela Prefeitura de Mojuí dos Campos por meio das Secretarias de Saúde e de Assistência Social e parceria da Emater.

A comunidade São Francisco do Poraqué é uma das mais distantes da sede do município, sendo limítrofe com Santarém. O acesso a comunidade se dar via terrestre por um ramal, a partir da PA 370, 04 km acima da hidrelétrica de Curuá Una ou via fluvial, a partir da Comunidade Porto Alegre às márgens do Rio Curuá-Una.

Nas ações sociais e de saúde, as famílias da comunidade vão receber atendimento de consulta de enfermagem, vacimas, emissão do cartão do SUS, alferição da pressão arterial, teste rápido de glicemia, hepatite, sífilis e HIV, consulta médica, cadastro único, carteira do Idoso, atendimento psicossocial, palestra sobre bolsa família e agendamento do BPC. Da parceria com a Emater, os agricultores vão ter, emissão do CAR e DAP e ainda orientação técnica sobre linhas de créditos e manipulação de animais e vegetais.

O mutirão é fruto de uma reunião que ocorreu na comunidade no fim do mês passado e também faz parte do cronograma do convênio assinado entre Prefeitura e Emater para a agilidade no Cadastro Ambiental Rural – CAR e na Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP.

Na comunidade São Franciso do Poraqué residem mais de 100 famílias que se dedicam a agricultura familiar. A comunidade fica às márgens do Igarapé Poraqué que deságua no Rio Curuá- Una. A comunidade é, portanto, atingida pela Barragem da Hidrelétrica construída nestr rio. No início deste ano a comunidade foi beneficiada com o Programa Luz Para Todos do Governo Federal.

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.