EDUCAÇÃO MOJUÍ DOS CAMPOS

Mojuí dos Campos: No interior escolas superam dificuldades e desfilam no dia 07 de setembro

Mesmo diante das adversidades e das dificuldades que, enfrentam, seja pelo rio ou por terra, estudantes de comunidades interioranas de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará, vão as ruas para demonstrar seu amor pelo país.

A comunidade escolhida para esse momento cívico é Xavier, onde fica a escola polo São Xavier que anexa as escolas das comunidades Castanheira, Santa Maria do Aru, São José do Bananeira e Nova Canaã. Distante a uns 70 km da sede do município, a comunidade Xavier, como as demais, ainda não está integrada ao sistema de energia elétrica e muito menos aos recursos tecnológicos que permitem a fluidez das informações, como é feito pelas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas.

Mas, é nessa comunidade que há anos, na semana da Pátria, estudantes, professores e familiares se reúnem para mostrar que são brasileiros.

Este ano o desfile ocorreu no dia da Independência (07 de setembro) e cada escola veio apresentando um tema importante relativo ao momento atual. Pelotões, faixas e cartazes destacaram a cultura afro indígena, as profissões, o meio ambiente, a arte  e o lazer, a literatura infantil, o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e a Cultura e o Eporte.

O desfile faz parte da programação oficial do município, mas devido a organização do desfile da zona urbana no mesmo dia não foi possível a presença da Secretaria Municipal de Educação para prestigiar. Apenas 02 vereadores estiveram acompanhando o evento.

Para fazer parte do desfile, teve criança que acordou às 04 horas da manhã, como é o caso dos estudantes da Escola São Francisco da Comunidade Nova Canaã, a mais distante das comunidades. Mas mesmo assim era possível ver a alegria em seus rostos, alegria em poder está vivenciando esse momento único. Como todos os estudantes das escolas anexas, essas crianças enfrentaram o rio em bajaras ou em pequenos barcos.

Na comunidade, em mais um ato de patriotismo, carregando o pavilhão nacional, a bandeira do estado, do município e das escolas, os estudantes desfilaram pelas pequenas vias típicas de comunidades rurais, às vezes esburacadas, com pequenas poças de lama, mas que não tira o brilhantismo do evento.

Os alunos foram embalados pelos repiques da fanfarra da própria escola que deu um show à parte. Mesmo com dificuldades para conseguir o uniforme, a banda encerrou o desfile com aquela foto de felicidade e com ar de dever cumprido.

No desfile do Polo São Xavier, ficou claro que a união das pessoas faz a diferença e que o enfeite deve ficar bonito para quem usa. Nesse caso, tudo o que foi feito por professores e estudantes ficou bonito para os pais e comunitários que acompanharam o desfile.

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.