EDUCAÇÃO MOJUÍ DOS CAMPOS

Mojuí dos Campos: Pais reclamam do transporte escolar para alunos da comunidade Palhal. Para Secretário, o transporte é compatível com o número de alunos da comunidade

Comunidade fica a 1 km da sede do município e teve escola fechada e seus estudantes tem que se deslocar para a cidade ou comunidade Boa Fé. Este ano a Prefeitura disponibilizou um microônibus para fazer o transporte dos estudantes da comunidade para escolas da cidade.

Alunos no microônibus, no trajeto Comunidade Palhal – Cidade de Mojuí dos Campos. Foto enviada por mãe de aluno.

Pais de alunos da comunidade Palhal, PA 431, em Mojuí dos Campos Oeste do Pará enviaram reclamações, ao editor deste Portal, sobre o transporte escolar ofertado aos estudantes daquela comunidade. O transporte, anos passados, prestado por ônibus, neste ano é prestado por um micro ônibus da própria Prefeitura. A Comunidade Palhal fica a 2 km da sede do município e teve sua escola fechada. Os estudantes da comunidade se deslocam para a sede do município ou para Boa Fé, ou ainda São José, BR 163, em Santarém para terem direito a educação.

De acordo com os pais, o ônibus que vem realizando o transporte não tem capacidade para o número de estudantes que precisam vir da comunidade para as escolas da cidade. De acordo com uma mãe, são cerca de 70 crianças e adolescentes que usam o transporte gratuito.

Microônibus que faz o tranporte de estudantes da Comunidade Palhal para escolas da cidade de Mojuí dos Campos, segundo mãe de aluno.

Uma mãe, que não quis se identificar, relatou que a maioria dos estudantes tem entre 04 e 08 anos e nessa primeira semana de aula já teve criança que se machucou.

“Sou moradora da comunidade palhal tenho 2 filhos que  estão aí nesse meio. O Sr Juvenal secretario do transporte pedir pra resolver a situação e até agora nada. Maioria é entre 4 e 8 anos. São 70 alunos. Fomos questionar por que trocaram o ônibus e nos disseram que palhal é zona urbana”, relatou a mãe de aluno.

Outra mãe disse que o ônibus atrasa e os pais acabam trazendo os filhos andando ou de moto. “O problema também nao é so a lotação é que ele só passa atrasado e muitos alunos estão pegando o ônibus da linha ou até indo de mototáxi ou ainda os pais tão indo deixar”, relatou outra mãe.

Ouvidas as reclamações, o editor enviou questionamentos sobre as mesmas ao Secretário Municipal de Educação, Juvenal Arruda. De acordo com o Secretário, o transporte é calculado para 39 alunos daquela comunidade e considerando que o microônibus tem capacidade para 30 pessoas sentadas, o transporte dos estudantes está normal, pois apenas 09 crianças vem em pé.

Juvenal ainda informou que a rota do microônibus começa após o campo da comunidade, sentido cidade Mojuí dos Campos e que do campo até a comunidade Portelinha o transporte é feito em um ônibus.

Segundo o Secretário, o excesso de alunos se dar pela entrada de alunos próximo ao microssistema do Alto Alegre, área urbana do município.

Os vídeos e fotos enviados pelas mães mostra o interior do transporte com alunos em pé, e muitos da escola estadual.

Os pais esperam que a Secretaria de Educação possa fazer uma verificação para comprovar a veracidade das reclamações e encontrar uma solução.

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.