MOJUÍ DOS CAMPOS POLÍTICA

Mojuí dos Campos: Partido lança movimento para coleta assinaturas contra projeto que aumenta vaga de vereadores

O diretório municipal do Partido Socialista Brasileiro – PSB de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará, lançou movimento contrário ao aumento de vagas no legislativo a partir de 2021.

No manifesto do movimento, denominado 09 tá bom, o partido justifica sua decisão pontuando não  haver necessidade deste debate neste momento que o país vive uma crise de representatividade.

No manifesto, o movimento explica que, vai protocolar abaixo-assinado na Câmara Municipal na próxima terça-feira (03) para pressionar os legisladores a votarem contra. Caso não seja atendido com o abaixo-assinado, o movimento vai à Promotoria de Defesa Comunitária denunciar a falta de disposição dos vereadores para o diálogo e caso seja aprovado o projeto vai haver panfletagem destacando os veeeadores que votaram a favor.

De acordo com a coordenação do movimento, existem postos de coletas de assinaturas nos bairros Alto Alegre e Cidade Alta e em comunidades do Rio Moju, Rio Curuá-Una, Santarém Jabuti e PA Moju.

O movimento espera colher 1000 assinaturas até a próxima terça-feira (03). Essa quantidade equivale a 5% do eleitorado do município.

O Movimento, segundo a coordenação tem tido adesão da população, principalmente pelas redes sociais e aplicativos de troca de mensagens.

Sobre o projeto

O projeto foi desarquivado e apresentado em plenário pela Mesa Diretora na sessão da última quarta-feira e está sob análise da Comissão de Costituição e Justiça. Na próxima quarta-feira (04) deve ser apreciado pelo plenário.

Repercussão

Após a publicação de matéria deste site na última quarta-feira (28), sobre o assunto, houve bastante discussão nos grupos de whatsapps do município.

De um lado, os que defendem o aumento de mais dois vereadores justificam a possibilidade de representatividade das regiões no parlamento. De outro, os contrários trazem a tona, a contenção de despesas, considerando a crise financeira e questionando se o aumento vai aumentar a representatividade ou só vai beneficiar grupos fechados.

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.