O diretório municipal do Partido Socialista Brasileiro – PSB de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará, lançou movimento contrário ao aumento de vagas no legislativo a partir de 2021.
Enquete do movimento nas redes sociais. Rep: facebook
No manifesto do movimento, denominado 09 tá bom, o partido justifica sua decisão pontuando não haver necessidade deste debate neste momento que o país vive uma crise de representatividade.
No manifesto, o movimento explica que, vai protocolar abaixo-assinado na Câmara Municipal na próxima terça-feira (03) para pressionar os legisladores a votarem contra. Caso não seja atendido com o abaixo-assinado, o movimento vai à Promotoria de Defesa Comunitária denunciar a falta de disposição dos vereadores para o diálogo e caso seja aprovado o projeto vai haver panfletagem destacando os veeeadores que votaram a favor.
De acordo com a coordenação do movimento, existem postos de coletas de assinaturas nos bairros Alto Alegre e Cidade Alta e em comunidades do Rio Moju, Rio Curuá-Una, Santarém Jabuti e PA Moju.
O movimento espera colher 1000 assinaturas até a próxima terça-feira (03). Essa quantidade equivale a 5% do eleitorado do município.
O Movimento, segundo a coordenação tem tido adesão da população, principalmente pelas redes sociais e aplicativos de troca de mensagens.
Sobre o projeto
O projeto foi desarquivado e apresentado em plenário pela Mesa Diretora na sessão da última quarta-feira e está sob análise da Comissão de Costituição e Justiça. Na próxima quarta-feira (04) deve ser apreciado pelo plenário.
Repercussão
Após a publicação de matéria deste site na última quarta-feira (28), sobre o assunto, houve bastante discussão nos grupos de whatsapps do município.
De um lado, os que defendem o aumento de mais dois vereadores justificam a possibilidade de representatividade das regiões no parlamento. De outro, os contrários trazem a tona, a contenção de despesas, considerando a crise financeira e questionando se o aumento vai aumentar a representatividade ou só vai beneficiar grupos fechados.
Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra