MOJUÍ DOS CAMPOS POLÍTICA

Mojuí dos Campos: Prefeitura e Emater assinam convênio para emissão de CAR e DAP focalizando agricultura familiar

Emater e Prefeitura de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará assinaram convênio que vai possibilitar o aceleramento da emissão do Cadastro Ambiental Rural – CAR e a Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP.

A assinatura do convênio ocorreu na última quarta-feira (11) em um ato que contou com a participação do prefeito, coordenador do Escritório Local e Supervisor Regional da Emater, vereadores, secretários e representantes sindicais.

De acordo com Dalvair Fima, Coordenador do Escritório Local da Emater, o convênio visa o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, a partir da emissão do CAR. Segundo o coordenador, Mojuí dos Campos precisa atingir 80% de áreas rurais cadastradas. Com o essa porcentagem alcançada, o município vai ter direito ao ICMS verde do Governo do Estado.

Sobre a Declaração de Aptidão ao Pronaf, Dalvair explicou que o documento é de obrigatoriedade do agricultor, documento que junto com o CAR vai possibilitar ao agricultor acessar as políticas públicas do Governo Federal, Estadual e Municipal, principalmente para a área de mecanização agrícola. Até o próximo ano, 50 agricultores familiares devem ser beneficiados no município.

Os documentos vem contribuir com informações importantes,  dos agricultores, que vão facilitar o acesso à progamas federais como a eletrificação rural e a busca por recursos para a realização de projetos como, feira do agronegócio, feira da agricultura familiar e feira de negócios que devem ser implantados no município.

Durante a assinatura do convênio foi fomentado o incentivo para a construção de casas industrializadas para a fabricação da farinha de mandioca com garantia do selo de qualidade do produto. Ainda foram destacados o incentivo a projetos de hortas escolares, de quintais produtivos, a psicultura como produção familiar focalizando o PNAE e PAA como receptores de parte dessa produção.

A primeira ação do convênio está programada para a comunidade São Francisco do Poraqué, na região do Rio Curuá-Una no próximo sábado (21). A ação vai contemplar a comunidade com palestras sobre DAP e sobre CAR.

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.