MOJUÍ DOS CAMPOS SAÚDE

Mojuí dos Campos: Projeto atende população com serviços odontológicos

A população de Mojuí dos Campos foi beneficiada na última sexta-feira (18) pelo Projeto Social Sorrindo Lindo. O atendimento ocorreu das 9h às 16h e contou com a colaboração de enfermeiros, dentistas, acadêmicos de odontologia e técnicos em saúde bucal.

População recebendo atendimento na ação do Projeto Sorriso Lindo. Foto: Emerson Silveira

O evento foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Mojuí dos Campos – STTR/MC na comunidade Palhal e atendeu cerca de 266 pessoas. Os beneficiários receberam aplicação de flúor, palestras de orientações de como escovar os dentes e evitar doenças bucais, extração dentária, escovação supervisionada e limpeza profilática.

Equipe do Projeto realizado no STTR de Mojuí dos Campos. Foto: Emerson Silveira

Essa é a nona edição do projeto, que iniciou no Estado do Amapá. A partir de agora, o grupo se organiza para levar os atendimentos para todo o município de Mojuí dos Campos e para os demais municípios da região Oeste do Pará e Zona Metropolitana de Santarém.

“O ‘Sorrindo lindo’ veio com o objetivo de levar melhor saúde para a comunidade. Como o poder público não consegue atingir grande parte da comunidade, então resolvemos criar o projeto. Por enquanto, estamos atuando somente no município de Mojuí dos Campos, mas em breve estaremos levando esse trabalho mais além”, reforçou Emerson Silveira, um dos coordenadores da ação.

Baner da ação do Projeto Sorrindo Lindo. Foto: Emerson Silveira

Cárie dentária em estágio avançado foi o maior problema identificado, de acordo com a observação da Cirurgião Dentista Elda Menezes, responsável técnica do projeto.  Ela acredita que a falta de dinheiro para frequentar uma consulta particular ou a dificuldade de conseguir atendimento público são os motivos principais para o desenvolvimento do problema. 

Shyrlane Guedes, de 30 anos, participou da ação. Ela levou os sobrinhos menores de 12 anos, para receberem os serviços de limpeza, extração dentária e aplicação de flúor. Para a Shyrlane, o trabalho ajuda com a saúde da família.

“É um projeto que irá ajudar  toda a população do Município. O atendimento é muito bom, passei por limpeza e meus sobrinhos receberam os demais atendimentos. Esse serviço ajuda para uma saúde melhor da minha família”, elogiou Shyrlane.

Enos Silveira, de 30 anos, é acadêmico de odontologia de uma das instituições parcerias do projeto a Faculdade UNAMA, e aprende sobre a profissão como voluntário na ação social. Ele acompanha os trabalhos dos dentistas e ajuda a comunidade a receber o atendimento.

Voluntários fazendo atendimento. Foto: Emerson Silveira

“A ação social é importante para nós acadêmicos. O que aprendemos em sala de aula, acompanhamos na prática. Eu observo e auxílio  os profissionais e colaboro na aplicação de flúor. Isso facilita meu aprendizado como estudante, ter esse contato com a comunidade”, falou Enos.

Com informações de Emerson Silveira – Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.