EDUCAÇÃO MOJUÍ DOS CAMPOS

Mojuí dos Campos: Projeto do Modular leva informações a agricultores familiares sobre o direito de segurado especial

Um projeto de iniciativa de professores do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME, que atuam no circuito de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará começou a levar informações a agricultores e agricultoras familiares das localidades, onde o SOME está implantado sobre os diteitos dessa categoria, com relação a seguridade social.

Palestra na comunidade Corpus Christi. Foto: Silas Reis

As 04 comunidades atendidas pelo SOME, (Ubinzal, Vista Alegre do Moju, Igarapé do Piranha e Corpus Christi – KM 135) receberam na última semana o Projeto O SEU DIREITO E O INSS. Esse projeto é Capitaneado pelo Professor Krishnamurti, e sua equipe especializado na matéria Previdenciária com escritório em Santarém/Pa. 

Nas reuniões nestas localidades, os profissionais repassaram informações sobre os direitos dos agricultores e alertaram sobre seus cadastros junto ao INSS para terem direito de segurados especiais.

Sobre o projeto

Este é o projeto social de inserção e alcance para as comunidades que necessitam de orientação sobre direitos sociais. Principalmente após a instituição da autodeclaração para os segurados especiais.

A autodeclaração fora o mecanismo criado pelo governo para cadastrar e reconhecer os trabalhadores rurais (segurados especiais) junto a seguridade social (INSS/Assistência Social e Saúde), todavia, muitos não detém o conhecimento desse mecanismo e a condução desse processamento.

Por isso a título orientativo faremos palestras demonstrando a importância e necessidade desse cadastramento.

E orientando os segurados especiais (trabalhadores rurais, índios e quilombolas, pescadores) a acessar esse requisito obrigatório.

Caso não se faça a autodeclaração este trabalhador não será reconhecido como tal e não terá nenhum tipo de registro junto ao INSS para comprovar sua condição. Ele então será obrigado comprovar e ter que arcar com um custo para contribuir e assim obter o direito.

Logo se faz emergencial a presença de todos e que se apresentem com sua documentação para realizar essa autodeclaração sem custo algum.

Documentação:

RG/CPF/Comprovante de residência;

Documentos que comprovem a condição de trabalhador rural
(ex: certidão de assentado do ITERPA, bloco de notas, CAR, DAP, ITR, comodato da terra, documentos da terra, etc);

Colaborou Silas Reis – Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.