MOJUÍ DOS CAMPOS POLÍTICA

Mojuí dos Campos: Sem promulgação publicada, lei do aumento de vereadores pode não ser aplicada em 2020

A Lei que aumenta o número de vereadores em Mojuí dos Campos no Oeste do Pará, pode ter cancelada sua aplicação para a eleição de 2020.  A lei foi aprovada no dia 25 do mês passado, quando 08 dos 09 vereadores votaram favoráveis ao aumento de mais 02 vagas no parlamento mojuiense.  A emenda a Lei Orgânica do Município tomou por base o índice populacional, que foi estimado este ano pelo IBGE, em  16.084 (Dezesseis Mil e Oitenta e Quatro) habitantes.

De acordo com a legislação eleitoral, toda Lei para ser aplicada na eleição do ano seguinte deve ser sancionada um ano antes desta e qualquer medida legislativa tem de estar em vigor antes de 4 de outubro deste ano.

Nas legislações pesquisadas por nossa reportagem, apuramos que lei que altera o número de vereadores deve ser sancionada pelo prefeito e portanto buscamos no site da Prefeitura e não foi encontrado até as 18 horas desta sexta-feira (04) nenhuma publicação sobre Lei Complementar sancionada. Com base nessas informações entramos em contato com o Prefeito Jailson Alves, via whatsapp, para obter detalhes sobre a recepção e o andamento da Lei em seu gabinete. Em primeiro momento, o prefeito nos informou que o documento havia sido protocolado nesta sexta-feira (04) e que ele teria 15 dias para sancionar. Minutos depois nos retornou, afirmando ter ouvido seu jurídico e nos informou que emenda à Lei Municipal não precisaria ser sancionada e sim promulgada pela Mesa Diretora da Câmara, de acordo com dispositivo da Lei Orgânica do município.

Ao mesmo tempo que questionamos o prefeito, entramos em contato com o presidente da Câmara, Vereador Arnaldo Galvão, também via whatsapp e perguntamos se o projeto já havia sido sancionado pelo prefeito e ele nos garantiu que não. A reportagem insistiu com o seguinte questionamento:  O Sr tem conhecimento se a lei não for sancionada ou promulgada até o dia 06/10 ela não pode ser aplicada na eleição de 2020? Mesmo visualizando a mensagem o vereador não nos respondeu.

Para terem efeitos na eleições municipais de 2020 as sanções e promulgações deveriam ser oficializadas até esta sexta-feira (04). As eleições do próximo ano vão ocorrer em 04 de outubro. As aprovações podem ser promulgadas ou sancionadas depois desta sexta-feira (04) mas se tornam sem efeito e podem caracterizar alteração na legislação para beneficiar ou prejudicar candidatos em pleitos próximos.

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Obs: Mencionamos 06/10 de forma equivocada, pensando na data deste ano.

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.