Cuidados com o meio ambiente deve ser assunto de todo dia, de toda hora e de todo lugar. E o assunto ganha mais força quando o espaço é a escola, onde os conceitos são construídos e fortalecidos para serem colocados em práticas.
Acadêmicos fazem a explicação das técnicas. Foto Arnaldo Santos
E na construção desses conceitos é preciso valorizar o conhecimento que a criança já traz consigo e incorporá-los aos adquiridos por meio de pesquisas e experimentos. Para construir o conceito é necessário facilitar e apresentar aos alunos, técnicas e aprendizados que os façam sentir-se parte da construção.
E com essa intenção, foi proporcionado aos alunos do 4° e 5° Ano, da Escola Francisco Chagas Lima no bairro Cidade Alta 02 em Mojuí dos Campos um dia, um espaço e um momento para colocar a mão na massa e enchê-los de conhecimento.
O tema da turma era sustentabilidade e os pequenos foram levados a uma troca de conhecimentos com acadêmicos da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, do curso de agronomia. Os acadêmicos puderam apresentar as técnicas de compostagem, atividade que faz parte do projeto Solo na Escola, e com isso mostrar as formas de reaproveitar os resíduos considerados lixos e transformá-los em adubo orgânicos. O adubo orgânico vem sendo apresentado como contraponto ao avanço do uso de adubos químicos, fertilizantes nocivos a vida. A ideia é que agricultores familiares possam se valer das técnicas de compostagem para o preparo do adubo a ser usado em suas plantações. O projeto da universidade tem se estendido as escolas para tornar os estudantes conhecedores das técnicas e proagadores da ideia que vem para proteger e enriquecer o solo sem trazer risco a saúde humama e a contaminação de fontes de água. Solo na Escola é um projeto premiado que vem somar com a Escola.
Alunos acompanham palestras dos acadêmicos. Foto: Arnaldo Santos
A Escola Francisco Chagas Lima desenvolve desde o início deste ano o Projeto Amazônia: o berço da vida. O projeto deve, até o final do ano, desenvolver diversas atividades, entre elas passeio, distribuição de panfletos e a Mostra Pedagógica.
Para a professora Aurélia Galúcio, do 4° e 5° Ano, a iniciativa de trazer um projeto que fale da sustentabilidade e que mostre na prática construção de alternativas para proteção do solo, só enriquece o que já vem sendo trabalhado pela escola com relação ao meio ambiente.
Professora Aurélia Galúcio. Foto: Arnaldo Santos
Com entrevistas de Arnaldo Santos e edição de Eduardo Enrique/ Portal Mojuí na Íntegra.