EDUCAÇÃO MOJUÍ DOS CAMPOS

Mojuí dos Campos: Técnicas de compostagem e conceito de sustentabilidade são apresentados a alunos do 4° e 5° Ano de escola municipal

Cuidados com o meio ambiente deve ser assunto de todo dia, de toda hora e de todo lugar. E o assunto ganha mais força quando o espaço é a escola, onde os conceitos são construídos e fortalecidos para serem colocados em práticas.

E na construção desses conceitos é preciso valorizar o conhecimento que a criança já traz consigo e incorporá-los aos adquiridos por meio de pesquisas e experimentos. Para construir o conceito é necessário facilitar e apresentar aos alunos, técnicas e aprendizados que os façam sentir-se parte da construção.

E com essa intenção, foi proporcionado aos alunos do 4° e 5° Ano, da Escola Francisco Chagas Lima no bairro Cidade Alta 02 em Mojuí dos Campos um dia, um espaço e um momento para colocar a mão na massa e enchê-los de conhecimento.

O tema da turma era sustentabilidade e os pequenos foram levados a uma troca de conhecimentos com acadêmicos da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, do curso de agronomia. Os acadêmicos puderam apresentar as técnicas de compostagem, atividade que faz parte do projeto Solo na Escola, e com isso mostrar as formas de reaproveitar os resíduos considerados lixos e transformá-los em adubo orgânicos. O adubo orgânico vem sendo apresentado como contraponto ao avanço do uso de adubos químicos, fertilizantes nocivos a vida. A ideia é que agricultores familiares possam se valer das técnicas de compostagem para o preparo do adubo a ser usado em suas plantações. O projeto da universidade tem se estendido as escolas para tornar os estudantes conhecedores das técnicas e proagadores da ideia que vem para proteger e enriquecer o solo sem trazer risco a saúde humama e a contaminação de fontes de água. Solo na Escola é um projeto premiado que vem somar com a Escola.

A Escola Francisco Chagas Lima desenvolve desde o início deste ano o Projeto Amazônia: o berço da vida. O projeto deve, até o final do ano, desenvolver diversas atividades, entre elas passeio, distribuição de panfletos e a Mostra Pedagógica.

Para a professora Aurélia Galúcio, do 4° e 5° Ano, a iniciativa de trazer um projeto que fale da sustentabilidade e que mostre na prática construção de alternativas para proteção do solo, só enriquece o que já vem sendo trabalhado pela escola com relação ao meio ambiente.

Com entrevistas de Arnaldo Santos e edição de Eduardo Enrique/ Portal Mojuí na Íntegra.

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.