No próximo domingo (15) a Comunidade Mojuí dos Pereiras, zona rural de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará vai realizar o 5º Festival das Hortaliças.
O festival que tem por objetivo apresentar a produção das famílias da comunidade, vai iniciar as 07 horas com alvorada. As 09:30 (nove e meia) os comunitários vão participar de um momento religioso.
A abertura oficial estar marcada para as 11 horas e a partir de acordo com a programação haverá almoço, jogo amistoso, sorteios, desfile de candidatas, rifas e baile dançante ao ar livre.
Durante o festival haverá estandes com a exposição de produtos da comunidade.
A comunidade Mojuí dos Pereiras surgiu por volta de 1902, com a chegada das família Pereira (Zé Menino, Vitelino e Marcos). Na época para chegar a localidade, os moradores usavam picadas, estreitos caminhos na floresta. A comunidade se destacou nas décadas de 1930 e 1940 com a extração de breu, andiroba e cumaru e com a produção de arroz, feijão, farinha, malva e algodão e nesse período devido a grande quantidade de mortes, consequências da epidemia do paludismo, foi construído o cemitério da comunidade.
Em 1940 a comunidade construiu o campo de futebol e a estrada, já em 1958 foi construído o templo da igreja evangélica assembleia de Deus, em 1969, da igreja católica. A igreja da Paz foi construída em 2009.
Atualmente a comunidade Mojuí dos Pereiras reuni cerca de 100 famílias, totalizando aproximadamente 400 habitantes.