POLÍTICA

Moradores denunciam que desmatamento ultrapassa limites da legislação ambiental

O desmatamento tem avançado em Mojuí dos Campos Oeste do Pará e deixa a população que ainda resiste nas comunidades em alerta e preocupados. O Aumento da temperatura e a seca de nascentes e igarapés já são sentidos no município que era um dos mais frios da região.

De acordo com moradores do entorno da PA 445 que liga a sede de Mojuí dos Campos a Comunidade Água Branca, as aberturas para as grandes plantações de grãos não respeitam os limites estabelecidos pelas leis ambientais.

O assunto foi parar na Câmara de Vereadores do município na semana passada, quando o vereador Jesanias da Silva, que mora na comunidade Palhalzinho, relatou que tem sido muito cobrado pelos moradores das comunidades e espera que a Secretaria de Meio Ambiente possa visitar esses proprietários para averiguar se estão descumprindo a lei.

O vereador disse que mesmo amedrontado, vai buscar informações, pois a população tem cobrado. “54 mil hectares de florestas do nosso município já foram desmatadas”, lamentou o Vereador.

Informações repassadas por moradores da região, garantem que um igarapé secou devido a construção ilegal de uma barragem no curso do mesmo.

Nossa reportagem entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente do município, mas até o momento não recebeu respostas se fez a constatação das denúncias.

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.