POLÍTICA

Na luta pela vida familiares de adolescente atropelado em Romaria fazem apelo a Polícia sobre resultados de investigação do caso

Diogo e amigos antes momentos antes da Caminhada. Família espera resposta de investigação, enquanto luta pela vida do pequeno fiel.

Vinte e quatro dias se passaram, e a família do adolescente Diogo Costa atropelado no início da noite do dia 04 deste mês, durante uma Caminhada organizada pela juventude católica da Paróquia Santo Antônio da cidade de Mojuí dos Campos, no Oeste do Pará, não tem nenhuma informação de como anda a investigação do caso, de acordo com informações da avó do adolescente, professora Rosimar de Sousa Costa.

Em um áudio, postado nos grupos de wattsapp a professora fez um desabafo sobre o caso que até agora segue em sigilo e nenhuma informação. Diogo segue internado na UTI do Hospital Regional do Baixo Amazonas em Santarém e o irresponsável que naquela noite colocou em riscos a vida de fiéis segue solto, e até agora o órgão responsável pelas investigações não se manifestou sobre o caso.

De acordo com a professora apesar de muitos esforços da família pela saúde do pequeno fiel, pouco tem se conseguido e o sofrimento da família aumenta quando veem que pouco tem se feito para elucidar e encontrar o irresponsável o que colabora para que impere a impunidade em nosso município.

No áudio é notável o clamor de uma pessoa que ainda acredita no trabalho da Polícia e que espera uma resposta satisfatória, certo de que isso em nada mudará o estado de saúde de seu neto, mas que pode retirar dos espaços públicos, pessoas nocivas a sociedade

Da mesma forma, em um postagem na rede social facebook a mãe do Diogo, JOCILEIDE SOUSA DA COSTA também expressou sua indignação com a condução do caso, que parece estar abafado por todas as autoridades do município.

Confira:

Essa foto foi tirada no dia 04 de Junho, minutos antes de começar a caminhada jovem na comunidade de garrafão, meu filho estava alegre e feliz…..mas infelizmente uma criatura acabou com essa alegria….com um carro desgovernado bateu meu filho…hoje completa 24 dias que ele se encontra na Uti do regional. .

…Se alguém me perguntar e essa criatura a polícia já conseguiu pegar???? Eu respondo o seguinte….Polícia o que eh isso??? Em MOJUI DOS CAMPOS ñ tem polícia tem uns figurantes que estão por lá p ganhar seu dinheiro. Sabe pq falo isso? Pq no dia da caminhada esses figurantes ñ estavam cumprindo com o seu trabalho. Eles foram acionados pela igreja p estarem dando apoio a caminhada, porém eles ñ deram nenhuma importância ao evento….lá tinha apenas três carros, um trio elétrico, um carro pequeno de passeio e um carro do Demutram com o guarda da Demutram dentro do carro dirigindo que ñ podia fazer nada, pois uma andorinha só ñ faz verão. …
Nessa caminhada deveria estar os policiais todos os guardas da Demutram orientando os carros que por ali passava… Ñ estou tirando do motorista a culpa dele ñ. …mas se o carro da polícia tivesse ali com o giroflex ligado qualquer motorista que passasse por ali já ia diminuir a velocidade e os tais guardas da Demutram iriam orientar esses motoristas, ou seja, a caminhada teria tido uma segurança e nada disso estaria acontecendo. …..senhor líder dos guardas da Demutram vá aprender a trabalhar. …senhores policiais vamos aprender a trabalhar. ….trabalho ñ eh apenas ganhar dinheiro ñ. ..eh ter responsabilidade e cumprir com o seu dever…..Então senhores polícias vamos começar a ter responsabilidade e trabalhar direito. …e mostre a todos nós familiares que vcs podem fazer diferente….sabe como…encontrando o responsável por toda essa tragédia. ….estou esperando por vcs….até agora ñ procurei meus direitos. …estou esperando por nossas tais AUTORIDADES DE MOJUI DOS CAMPOS!!!!!

Ass: JOCILEIDE SOUSA DA COSTA.

Uma das acusações levantadas agora foi a falta de policiamento no dia da Caminhada, já que foi requerida pela coordenação do evento. Nossa reportagem recebeu no dia de hoje do Comandante do Destacamento de Polícia Militar de Mojuí dos Campos, Sargento Trício a informação de que naquela tarde não foi possível o acompanhamento da Caminhada, apesar de ter recebido ofício da Coordenação, pelo fato da guarnição em trabalho ter que acompanhar um flagrante de um motorista embriagado ao volante, com som em alto volume na praça da Matriz que se deu por volta das 4 horas da tarde e se desenrolou até as 10 horas da noite. O sargento Osias que acompanhou a ocorrência esclareceu ao editor, que devido ter que assinar a ocorrência flagrancial perante ao delegado de Polícia não pode se afastar da Delegacia, mas que assim que foi informado, praticamente em cima da hora chegou ao local e iniciou as buscas nas comunidades próximas indo até a Vila de Boa Esperança, comunidades Jacamim e Tiningu sem muito exito. O sargento disse que a escuridão e a falta de informações precisas sobre o veículo pelos romeiros dificultaram o trabalho de busca pela guarnição da Polícia Militar.

  • Na primeira publicação da matéria, hoje pela manhã, o editor confundiu a informação do repórter e escreveu: “A Reportagem procurou nessa manhã o Comando do Destacamento de Polícia Militar, mas não o encontrou na delegacia”, pedimos desculpas pela confusão na informação, pois o repórter quis dizer que procurou o delegado de Polícia Civil e não o encontrou, pois o mesmo se encontrava em curso. O comandante da PM se encontrava no local desde as 7:30 da manha.

Também procuramos o delegado de Polícia Civil , responsável e o mesmo não se encontrava na delegacia.

Até o fechamento da matéria, não conseguimos resposta, mas assim que obtivermos estaremos publicando.

A família e a sociedade mojuiense precisam de esclarecimentos e que os culpados sejam identificados e punidos, pois cada um seja o motorista ou agentes de fiscalização tem uma responsabilidade. A viatura do DEMUTRAN, não teria que está com um giroflex, já que a Caminhada era a noite? A coordenação disponibilizou uma equipe para colaborar na organização e na sinalização durante o percurso? Que motivos alega o Destacamento da PM para não acompanhar a Romaria? E por que tanta demora na apuração dos fatos?

De acordo com populares o carro ia lentamente, ninguém tirou uma foto ou memorizou algum detalhe que possa ajudar a investigação. Comentários na cidade dão conta que no local do atropelamento não havia buracos na pista e que isso tiraria qualquer possibilidade de desvio. Mas há quem diga que essa foi a causa. Desvio de buraco. Comentários dão conta que o carro estaria em lugar tal e lugar tal… isso já foi chegado pela investigação.

Mas a fala da avó Professora Rosimar é pertinente: a polícia de Mojuí dos Campos precisa dar uma resposta a família e a população de bem de Mojuí dos Campos.

A reportagem do Portal passará a acompanhar de perto o caso e qualquer momento atualizaremos novas informações

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.