MUNICÍPIOS RELIGIÃO

No Oeste do Pará, Arquidiocese retoma celebrações litúrgicas presenciais a partir julho

As celebrações vão iniciar de modo gradual a partir do dia 4 de julho, seguindo o protocolo divulgado na manhã de hoje em coletiva de imprensa. Em cidades vizinhas, as igrejas devem seguir as medidas da vigilância de saúde local.

A Arquidiocese de Santarém publicou nesta terça-feira (30), o Protocolo para a retomada das Celebrações Comunitárias presenciais no contexto da pandemia da Covid – 19. A divulgação foi feita durante coletiva de imprensa nas dependências do Sistema Arquidiocesano de Comunicação que contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, do coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Odirley Maia, e do assessor jurídico da Arquidiocese, Josinaldo Gato. As celebrações podem retornar gradualmente a partir deste sábado, 4 de julho.  

Dom Irineu fazendo o comunicado da reabertura das igrejas em coletiva de imprensa. Foto: Aritana Aguiar.

De acordo com o documento, podem retornar as igrejas localizadas na zona urbana do município de Santarém; as igrejas localizadas nas zonas urbanas dos demais municípios da Arquidiocese: Almeirim, Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre e Prainha, desde que o município não determine o contrário, e as igrejas sedes de paróquias e áreas pastorais localizadas nas zonas rurais de Santarém e dos demais municípios da Arquidiocese.

No entanto, o protocolo esclarece que as celebrações comunitárias presenciais nas demais comunidades rurais da Arquidiocese permanecem suspensas até que haja comunicado liberando o retorno.

Segundo o documento, ainda continuam suspensas as demais atividades como os encontros pastorais, catequeses, movimentos, formações, ceb’s, dentre outros.

O documento diz ainda, que os idosos acima de 60 anos, as crianças com menos de 12 anos e as pessoas de grupo de risco, estão dispensados do preceito dominical.

Sobre o agendamento para participar das celebrações, o documento esclarece que deve ser feita uma inscrição prévia: “As inscrições e agendamentos para as celebrações sejam feitas na secretaria paroquial, preferencialmente por telefone ou, se possível, por meios eletrônicos como e-mail, site ou aplicativo paroquial ou ainda, conforme decisão do pároco”.

O documento finaliza afirmando que a Arquidiocese de Santarém “poderá alterar as orientações, ou mesmo, interromper a retomada das celebrações, dependendo das decisões, indicações e entendimento das autoridades e especialistas da área de saúde”.

Por Aritana Aguiar – ASCOM/ Arquidiocese de Santarém 

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.