MUNICÍPIOS REGIONAL

No Xingu, Equatorial monta operação transporte de Unidade Básica de Saúde Fluvial

A iniciativa visa garantir segurança aos moradores dos municípios por onde a estrutura hospitalar irá passar.

Informações da Ascom/Equatorial Energia Pará

Em atendimento a solicitação realizada pela Prefeitura de São Félix do Xingu, com a colaboração das Prefeituras de Vitória do Xingu e Altamira, a Equatorial Pará planejou uma operação que será iniciada neste sábado, 18, quando acontece o traslado de uma Unidade Básica de Saúde Fluvial – UBSF, do município de Vitória do Xingu para o município de Altamira com previsão de conclusão para segunda-feira, 20.

Por conta das dimensões do transporte, equipes da Equatorial Pará devem atuar de forma rigorosa, durante três dias, nas redes de distribuição de energia nos trechos que correspondem a PA 415 (Vitória do Xingu) e BR 230 (Altamira), por onde o transporte ocorre via terrestre, para depois seguir por mais 300 km, por vias fluviais até o município de São Félix do Xingu.

Durante este período, será necessário fazer desligamentos temporários de energia elétrica em diversos pontos por onde a UBS Fluvial irá passar, visando garantir total segurança aos moradores e as equipes que estarão atuando nessa operação considerada bastante atípica.

Conforme o Executivo de Relacionamento com o Cliente, Arthur Oliveira, aproximadamente 10 mil clientes serão impactados com a interrupção de seus fornecimentos de energia elétrica, que ocorrerão de forma programada e em horários alternados, seguindo o percurso da transportação da UBS Fluvial. “As equipes da Equatorial Pará estarão fazendo 74 manobras na rede de distribuição de energia elétrica, desconectando cabos de fiação, refazendo conexões, abertura e fechamento de chaves, e demais serviços necessários para o sucesso dessa operação”, explicou.

UBS Fluvial

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial, é uma unidade de atendimento que conta com todos os profissionais de uma unidade fixa, ou seja, médico, enfermeiro, auxiliar de Saúde bucal e profissionais selecionados para atendimentos básicos de saúde e campanhas específicas. A unidade de São Félix do Xingu, que foi finalizada no início do segundo trimestre deste ano, deve oferecer atendimentos médicos, odontológicos e uma série de ações voltadas para a atenção básica em todas as comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas banhadas pelo rio Xingu, atendendo cerca de 5 mil pessoas pelo município.

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.