MUNICÍPIOS RELIGIÃO

Papa Francisco eleva Diocese de Santarém à categoria de Arquidiocese e nomeia Dom Irineu Roman como primeiro Arcebispo

Nesta quarta-feira, 6, o Papa Francisco criou a Província Eclesiástica de Santarém elevando a Diocese à categoria de Arquidiocese. O Vaticano nomeou como primeiro arcebispo, Dom Irineu Roman, CSJ, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém. O Pará se torna o primeiro estado da Região Norte com duas arquidioceses.

Santarém estava vacante desde 2018, quando dom Flávio Giovenale tomou posse como bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, estado do Acre.

Posse

Dom Irineu tomará posse como Arcebispo de Santarém no dia 2 de fevereiro de 2020 na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, às 9h. A celebração contará com a presença do Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’aniello, de bispos do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de outros regionais.

Até o dia da posse, padre Odirley Maia continua como administrador diocesano.

Por Aritana Aguiar/Assessoria de Imprensa da Diocese de Santarém

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.