Chapadinha enumerou 04 emendas parlamentares que já foram destinadas a Mojuí dos Campos e que estão sendo perdidas: Feira: 300 mil; praça com ginásio poliesportivo; 2km de asfalto; para a saúde, 280 mil.
O assunto da perda de emenda parlamentar para a construção de uma Feira da Agricultura Familiar em Mojuí dos Campos no Oeste do Pará ganhou destaque nas redes sociais na últimas semanas e colocou em lados opostos o prefeito Jailson Alves (PSDB) e o Deputado Federal Francisco Chapadinha (PODEMOS) autor da emenda.
Diante da veiculação da informação nossa reportagem tentou, junto ao prefeito por diversas vezes por meio de mensagens de wattsapp, esclarecimentos sobre a polemica que envolvia a capacidade da Prefeitura em utilizar o recurso no valor de 300 mil e as explicações do deputado lamentando a perda do recurso.
Sem êxito buscamos contato com o deputado e conseguimos uma entrevista, na qual levantamos os questionamentos. De acordo com Francisco Chapadinha desde que chegou ao Congresso Nacional vem se dedicando a atender todos os municípios do Pará, principalmente aqueles em que recebeu votação expressiva.
Inicialmente o deputado destinou 300 mil reais para a construção de uma Feira do Produtor Rural EM Mojuí dos Campos, assumindo compromisso com a classe trabalhadora rural. “Tive com o prefeito várias vezes, vim com o engenheiro da Caixa Econômica com o dinheiro liberado lá em Belém e ele me levou para esse mato aqui atrás, não foi direcionado aonde eu me comprometi com a população, quando eu assisti isso aí, eu vi que as coisas não estavam certas, por que o prefeito tem consciência que essa obra não deve ser construída em qualquer local”, relatou Chapadinha. Continuando, o parlamentar disse que o prefeito ficou ludibriando mesmo com suas cobranças, inclusive enviou até uma documentação mostrando que tudo estava organizado e a feira ia sair, mas venceu todos os prazos e o recurso não foi aproveitado.
Para Chapadinha a falta de documentos da área não era tão difícil para a prefeitura se houvesse interesse do administrador.
Chapadinha rebateu as críticas veiculadas de que o recurso de 300 mil era pouco para construção de uma feira: “após eu dar entrevista aí para um blogueiro, fiquei sabendo que ele reclamou que era apenas 300 mil e que o projeto era 700 mil, mas isso nunca ele falou, se iniciasse agora eu ia colocar nova emenda para conclusão”, assegurou.
De acordo com o deputado há muitos prefeitos em Brasília atrás de emendas, seja qual for o valor, então não dá para um Prefeitura perder 300 mil. Além da emenda da Feira, o deputado informou que município também perdeu a quadra no valor 250 mil. “Tomara que o município não venha perder as outras emendas”, alertou Chapadinha.
“Eu não sei se é questão política, mas quem perdeu foi o município, a população e o deputado, claro, pois o que vou apresentar para a população? continuo para servir o município, apesar de não sentir bem meu relacionamento com o prefeito, mas se ele quiser fazer uma parceria, vamos continuar buscando recurso, eu não tenho nada contra o prefeito, apenas estou esclarecendo aquilo que a população precisa saber”, finalizou Chapadinha
Vamos continuar tentando contato com o prefeito para esclarecimentos, pois informações extra oficiais garantem que a emenda se transformaria em obra no município via secretaria do Governo do Estado.