MOJUÍ DOS CAMPOS SAÚDE

Prefeitura publica novas medidas de combate à proliferação do novo coronavírus

O decreto foi publicado no início da tarde desta quarta-feira (20) e contém 30 artigos que esclarecem o que pode e o que não pode nesse período.

Da Redação

O primeiro decreto com medidas de prevenção e combate à proliferação do novo coronavírus da atual gestão municipal de Mojuí dos Campos, no oeste paraense, foi publicado no início da tarde desta quarta-feira (20).
O documento de 30 artigos detalha de que forma os munícipes devem se comportar para contribuir no enfrentamento à Covid-19.

Uma das primeiras medidas foi a criação da “Força Tarefa de Combate à Pandemia” a ser formada por servidores das secretarias de Saúde, Gestão Administrativa e Mobilidade e Trânsito, além da Polícia Militar local. Os servidores do município convocados para as ações serão recompensados.

Como este Portal já havia adiantado, vai haver toque de recolher, com a proibição da circulação de pessoas entre 21 horas às 06 do dia seguinte. Cidadãos provenientes de áreas de transmissão da Covid-19 devem ficar em isolamento por 14 dias, quem descumprir deve ser responsabilizado civil e criminalmente.

A partir de hoje está proibido a realização de reuniões, festas ou eventos públicos e privados, incluindo excursões, cursos presenciais, campeonatos e eventos culturais e do agronegócio. Também está suspensa, visitação e utilização de balneários e igarapés, praças, públicas, campos de futebol e quadras poliesportivas. Atividades físicas só são permitidas as individuais.

O novo documento regulamenta ainda o horário de funcionamento das atividades comerciais essenciais e as não essenciais.
As atividades não essenciais podem funcionar das 08 às 16 horas de segunda à sábado e das 08 às 14 aos domingos. Já as atividades essenciais de segunda a sábado das das 08 às 20 horas e aos domingos de 08 às 14.

O transporte coletivo de passageiros, segundo o decreto, vai continuar circulando, mas sem exceder a capacidade de passageiros sentados.

Medida mais rígida

Diferente do anterior, o decreto trouxe uma medida mais rígida para os estabelecimentos comerciais que descumprirem as regras, como o uso de máscaras por clientes, frequentadores e colaboradores. Estes podem pagar multa ou até terem o alvará de funcionamento suspenso por 30 dias.

As medidas passam a valer nesta quarta-feira (20) e vão até o dia 03 de fevereiro.

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.