MOJUÍ DOS CAMPOS POLÍTICA

Quem vai conduzir a sessão de posse dos vereadores, prefeito e vice em Mojuí dos Campos?

A Lei Orgânica reza que a sessão é iniciada pelo vereador eleito mais votado, já o Regimento Interno da Câmara Municipal garante que é o presidente da Mesa Diretora anterior. Prefeito e vice são empossados pela nova Mesa.

Por Eduardo Enrique

O mandato dos atuais vereadores de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, encerra nesta quinta-feira (31) mas, os novos vereadores só vão tomar posse na sexta-feira (1° de janeiro) em sessão que ocorre a partir das 17 horas na Câmara Municipal.

E eis que uma dúvida paira sobre esse editor em quem conduzirá os trabalhos da sessão preparatória para o ato de posse. Em pesquisa feita na Lei Orgânica Municipal – LOM, encontrei no parágrafo 1° do artigo 63, sobre a posse dos vereadores, que esta deve ocorrer sobre a presidência do vereador mais votado para a legislatura. “A posse em sessão solene, com qualquer número, sob a presidência do vereador mais votado entre os presentes”, reza a LOM.

Trecho da Lei Orgânica Municipal.

Já o Regimento Interno da Câmara Municipal diverge da Lei Maior do município e no artigo 11 assegura ao presidente da Mesa Diretora anterior, mesmo sem ser reeleito, o direito de conduzir a sessão preparatória. No parágrafo 1°, deste artigo, é assegurado ao mais votado para a legislatura conduzir a sessão, caso a Mesa Diretora anterior não esteja presente.

Trecho do Regimento Interno da Câmara Municipal.

Caso a organização da Câmara Municipal, siga a Lei Maior do município, a LOM, quem conduzirá a sessão de posse será a vereadora Núbia Angelino – MDB, que recebeu 796 votos, sendo a mais votada do pleito. Se seguir o Regimento Interno da Câmara Municipal, quem conduzirá o ato de posse será o ex-vereador, presidente da Mesa Diretora, cujo mandato encerra neste 31 de dezembro ou Jesa do Palhalzinho que foi reeleito e é 2° secretário ou ainda Suely Araújo, eleita vice-prefeita, mas que é primeira secretária na Mesa Diretora que se encerra.

Arte Mojuí na Íntegra

Posse dos vereadores eleitos

Após a composição da Mesa de autoridades presentes e o Hino Nacional, o presidente fará a posse de cada vereador, que devem fazer seu juramento em cumprir as constituições federal, estadual e Lei Orgânica Municipal, observar as leis, desempenhar um bom mandato e trabalhar pelo desenvolvimento do município e o bem da população.

Eleição e posse da Mesa Diretora

Após a posse dos vereadores, assumem o comando da sessão, os vereador mais idoso e o mais jovem empossados para a eleição da Mesa Diretora. O Portal apurou que este momento será conduzido por Francisco Pereira Pantoja, que tem 75 anos e Marlon Damasceno Freitas, que tem 30 anos, como presidente e secretário, respectivamente.

As chapas, formadas por presidente, vice, 1° e 2° secretários devem ser inscritas e cada vereador nominalmente votará. Vencerá a que receber maioria absoluta dos votos. Encerrada a votação, o presidente da Mesa declara a chapa vencedora e entrega ao novo presidente a condução dos trabalhos.

Posse do Prefeito e Vice

Prefeito eleito Marco Antônio e sua vice, Suely Araújo. Arquivos Mojuí na Íntegra

Assumindo o comando dos trabalhos o novo presidente da Mesa Diretora dá posse ao prefeito e sua vice que fazem o juramento de cumprir as constituições federal e estadual e Lei Orgânica Municipal, observar as leis, promover o bem geral do munícipes e exercer o cargo sob inspiração da democracia, da legitimidade e da legalidade.

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.