
Após uma sessão produtiva na última quarta-feira (20), uma situação já no encerramento chamou a atenção dos poucos que ocupavam a galeria e acompanhavam os trabalhos dos parlamentares.
A discussão foi em torno da questão de ordem do vereador Izailton de Souza (PSDB) ao presidente da Casa, no momento das considerações finais. Após usar seu tempo o vereador, observou que seu requerimento de urgência não havia sido apreciado e votado pelo Plenário. O vereador pediu a palavra e encaminhou questão de ordem, mas antes de ser atendido pelo Presidente, Vereador Arnaldo Galvão (PSC), foi interpelado pelo Vice, Vereador Jamilson Frota (PODEMOS) que pediu para a Mesa não acatar a questão em obediência ao Regimento. Os vereadores alteraram suas falas. O presidente deu prosseguimento e encerrou a sessão.
Após a sessão, os vereadores reuniram na sala da presidência, para tratar do requerimento que pedia reunião dos vereadores e ARCON a fim de encontrar soluções que não venham prejudicar os proprietários de ônibus das comunidades que fazem linha para Santarém.
Após a reunião nossa reportagem buscou ouvir os vereadores envolvidos sobre o episódio. O vereador Jamilson Frota, saiu apressadamente. O vereador Izailton atendeu nossa reportagem e comentou que apenas estava exigindo que o plenário discutisse o assunto de interesse dos munícipes. E que enquanto a sessão não for encerrada qualquer vereador pode usar da questão de ordem e ser atendido ou não pelo presidente dos trabalhos.
“Nós usamos nosso direito, mas o vereador Jamilson entendeu que eu estava descumprindo o Regimento, mas eu estava atento e amparado pelo regimento”, justificou Izailton.
Não recebemos informações se haverá reunião entre vereadores e a ARCON.
Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra