MOJUÍ DOS CAMPOS POLÍTICA

Requerimento de urgência não foi a plenário e causa mal entendido entre vereadores no encerramento da sessão

Vereador Izailton no uso da tribuna. Foto: Arnaldo Santos

Após uma sessão produtiva na última quarta-feira (20), uma situação já no encerramento chamou a atenção dos poucos que ocupavam a galeria e acompanhavam os trabalhos dos parlamentares.

A discussão foi em torno da questão de ordem do vereador Izailton de Souza (PSDB) ao presidente da Casa, no momento das considerações finais. Após usar seu tempo o vereador, observou que seu requerimento de urgência não havia sido apreciado e votado pelo Plenário. O vereador pediu a palavra e encaminhou questão de ordem, mas antes de ser atendido pelo Presidente, Vereador Arnaldo Galvão  (PSC), foi interpelado pelo Vice, Vereador Jamilson Frota (PODEMOS) que pediu para a Mesa não acatar a questão em obediência ao Regimento. Os vereadores alteraram suas falas. O presidente deu prosseguimento e encerrou a sessão.

Após a sessão, os vereadores reuniram na sala da presidência, para tratar do requerimento que pedia reunião dos vereadores e ARCON a fim de encontrar soluções que não venham prejudicar os proprietários de ônibus das comunidades que fazem linha para Santarém.

Após a reunião nossa reportagem buscou ouvir os vereadores envolvidos sobre o episódio. O vereador Jamilson Frota, saiu apressadamente. O vereador Izailton atendeu nossa reportagem e comentou que apenas estava exigindo que o plenário discutisse o assunto de interesse dos munícipes. E que enquanto a sessão não for encerrada qualquer vereador pode usar da questão de ordem e ser atendido ou não pelo presidente dos trabalhos.

“Nós usamos nosso direito, mas o vereador Jamilson entendeu que eu estava descumprindo o Regimento, mas eu estava atento e amparado pelo regimento”, justificou Izailton.

Não recebemos informações se haverá reunião entre vereadores e a ARCON.

 

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.