MUNICÍPIOS REGIONAL

Saiba como economizar energia elétrica durante o verão amazônico

Equatorial Pará dá dicas de como evitar desperdícios e economizar energia neste período.

O verão amazônico é a estação mais quente do ano para o paraense, e suas altas temperaturas junto ao período de isolamento social devido a pandemia do Covid-19, podem fazer com que alguns hábitos domésticos fiquem mais intensos, como o consumo de energia elétrica. O uso mais frequente de equipamentos como geladeira, ar condicionado e de computadores, sem os devidos cuidados, pode representar um acréscimo importante no valor da conta de energia.
Neste período, historicamente, o consumo residencial aumenta por volta de 2% em decorrência das altas temperaturas. Por isso, é necessário que todos se conscientizem da importância de modificar os hábitos com o uso racional de energia elétrica, a fim de gerar mais economia para o bolso e ao meio ambiente.

De acordo com o líder da área de Eficiência Energética da Equatorial Pará, Willian Melo, a economia de energia deve começar desde o ato da compra do produto. “Hoje os equipamentos são vendidos com Selo Procel de eficiência, que mostra ao consumidor os equipamentos mais eficientes e que consomem menos energia. Deve-se sempre observar as etiquetas no momento da compra. O selo A é o mais eficiente e o E menos eficiente”, destaca.

Outro fator importante e decisivo para um consumo mais sustentável é o uso consciente de um dos equipamentos mais explorados durante o verão, o ar condicionado. “Nos casos de aparelhos que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos antes de sair do ambiente”, completa Willian.

Para evitar o aumento na conta de luz, a distribuidora elaborou algumas dicas com medidas simples, ao alcance de todos em casa, referente ao uso mais consciente e sustentável de energia sem abrir mão do conforto. Confira as dicas de como economizar energia no verão:

GELADEIRA – É responsável por cerca de 30% do valor da conta de luz. Deve-se evitar abrir e fechar a todo instante e não guarde alimentos quentes em seu interior. Roupas secando atrás da geladeira também devem ser evitadas.
ILUMINAÇÃO DA CASA – Abuse da luz natural. A iluminação doméstica pode representar cerca de 25% do custo por mês. Evite acender lâmpadas durante o dia e dê preferência as lâmpadas de LED que são mais econômicas em até 80%.

COMPUTADORES e NOTEBOOKS – Utilizar o recurso de economia do monitor e desligue quando ninguém estiver usando. Evite o modo stand-by, pois também consome energia.
CARREGAMENTO DE CELULARES – Não deixar os celulares carregando a noite toda e nem os carregadores conectados sem o aparelho. Essas atitudes provocam o desperdício de energia.
BOMBA D’ÁGUA – A ligação elétrica da bomba deve ser feita por profissional de confiança, pois instalações malfeitas acarretam fuga de corrente e aumento de consumo. O ideal é também armazenar o máximo de água na caixa d’água para não precisar ligar a bomba mais vezes.
LAVADORA DE ROUPA – Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima.

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.