EDUCAÇÃO MOJUÍ DOS CAMPOS POLÍTICA

SINTEPP ajuiza ação contra Prefeitura de Mojuí dos Campos por corte em salários de professores

Os profissionais estão em estado de greve pelo impasse com a gestão municipal. As aulas, marcadas para iniciar nesta segunda-feira, seguem suspensas.

Da Redação*

O confronto entre professores municipais e o prefeito Marco Antônio Lima (MDB), de Mojuí dos Campos, no Pará, subiu de tom e alcançou um outro patamar: a esfera jurídica. O Sintepp, Sindicato da categoria no Pará, ajuizou ação civil pública contra o município. 

Professores na primeira tentativa de diálogo com o atual prefeito, após os cortes.

O processo, ainda sem despacho, tramita na 6ª Vara Cível e Empresarial de Santarém, comandada pelo juiz Claytoney Ferreira. 

A categoria pediu à Justiça que obrigue o prefeito a pagar o salário de janeiro deste ano de acordo com a carga horária relativa a 2020, prática adotada, por exemplo, em Santarém. 

Marco Antônio se recusa a pagar o salário integral. E garante que, ao pagar apenas 100h/aula, agiu dentro da legalidade. O impasse levou os professores à greve. Em janeiro passado, Mojuí dos Campos recebeu do Fundeb, do tesouro nacional, R$ 2.459.575,95 – 82% a mais do que no mês anterior (dezembro 2020), cujo total foi de R$ 1.351.205,19. 

Na folha de pagamento do município há cerca de 100 profissionais efetivos que atuam na área educacional. 

*Informações do Blog do Jeso

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.