Na manhã deste sábado, 15 foi inaugurado na comunidade Riacho Verde o prédio escolar da escola Municipal Riacho Verde pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, no Oeste do Pará.
De acordo com um histórico lido na solenidade de inauguração, a educação na comunidade teve início em 1995, quando Riacho Verde pertencente a Santarém foi agraciado com uma professora que iniciou suas embaixo de uma arvore. Atualmente A escola funcionava em um barraco de madeira e piso de chão de batido e coberto com cavacos.
Para Jailson Alves prefeito de Mojuí dos Campos a comunidade ganha um local adequado para favorecer o aprendizado, não é tudo que poderia ser feito, mais é o necessário para apoiar as famílias da comunidade. O prédio entregue tem uma sala de sala de aula padrão MEC, um banheiro e rampas de acessibilidade. “Estamos entregando para a comunidade um local apropriado para o aprendizado, não é tudo, mas é o necessário, pois agora vão ter uma sala de aula de verdade. É uma demanda antiga e estamos atendendo essa comunidade”, ressaltou o prefeito.
Juvenal Arruda Secretário e Educação e Vice-Prefeito também destacou a importância de estar entregando um espaço digno para atender as 17 crianças que estudam na escola. Juvenal ainda destacou a melhoria feita no barraco que abrigava a escola, transformando em um local para reuniões. “Além de construirmos a sala de aula e o banheiro, ainda melhoramos o barraco, dando uma nova cara e um novo local de reunião da comunidade”, relatou Juvenal.
Na solenidade estiveram presentes os vereadores Jesa do Plahalzinho (PSC), Marco Antônio, presidente da Câmara, Teté, e Izailton (PSDB), o Secretário de Agricultura Marlon Damasceno, lideranças das comunidades Castanheira e Professora Auristela Diretora da Escola Frei Rogério.
A escola Riacho Verde é anexa a escola Frei Rogério da comunidade Garrafão