Cresce o descontentamento de usuários do transporte intermunicipal que liga Mojuí dos Campos a Santarém pelas PAs 431 e 370. De acordo com informações colhidas junto a usuários, apontam que muitos já passaram por situações constrangedoras, como ter que descer por não concordar em pagar o valor cobrado por sua passagem e volumes ou ainda por não ter seu passe livre aceito pela empresa.
A empresa que opera no trecho tem deixado usuários beneficiários de Passe Livre e tem feito cobranças de volumes em desacordo ao que estavam acostumados.

Para que se entenda: o trecho é operado pela empresa Adriel Transportes com sede em Mojuí dos Campos, com permissão da ARCON, órgão regulamentador do transporte intermunicipal. Informações colhidas pela reportagem indicam que o proprietário da empresa permissionária, passou o serviço para ser explorado por outra empresa.
As reclamações já ganharam destaques na Câmara de Vereadores pelo vereador Teté. De acordo com o parlamentar, usuários da comunidade Garrafão lhe procuraram para relatar que não estão aguentando mais, pois tem que pagar até bagagem de mão. Os usuários relataram, segundo o vereador, que pagam o frete de uma caixinha cerveja. Os feirantes pagam o frete de seus volumes na ida e pagam o frete dos vasilhames e sacos na volta e isso encarece a passagem e dificulta a vida do trabalhador. Um usuário relatou que chegou a pagar trinta reais por uma bicicleta, disse o vereador.
Diante das reclamações o vereador garantiu que vai sugerir aos pares que seja realizada uma audiência pública. “Precisamos saber o que estar acontecendo, se a empresa é de uma pessoa por que outra está operando? Temos que saber se isso é do conhecimento da ARCON”, reclamou o vereador.
“Os usuários devem ser ouvidos, pois no bairro Cidade Alta o ônibus deixou de cumprir o itinerário para servir um usuário que tem o passe livre”, denunciou Teté.
Não conseguimos contato com a empresa Adriel Transportes até o fechamento da matéria para se manifestar sobe as reclamações.
Sobre a audiência publica sugerida pelo vereador não recebemos informações da Mesa Diretora da Câmara e nem do vereador sobre a realização. O pronunciamento do vereador foi realizado no dia 22 do mês passado na sessão daquele Poder.
colaboração: Arnaldo Santos